quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fundção

A fundadora das Ordem do Santíssimo Redentor é a Venerável Madre Maria Celeste Crostarosa. Fator decisivo para a fundação da Ordem foi a ajuda de Santo Alfonso Maria de Ligório e Dom Tomas Falcoia. (Imagem do Mosteiro de Foggia). Na imagem acima Madre Maria celeste referenciando Cristo crucificado, Santo Afonso maria de Ligório segurando Cristo crucificado, de cabelo grisalho Dom Falcoia e ao fundo a esquerda as freiras da Ordem monástica.

A Comunidade de Scala (Itália) alguns anos atrás.

A Comunidade de Magliano Sabina em torno 
Pe. Michael Brehl, C.Ss.R. Geral dos Redentoristas. (Itália)

Animação vocacional promovida pela comunidade da Irlanda

domingo, 1 de janeiro de 2012

Espírito da Ordem


O Espírito do Instituto

 - a Viva Memória -

"- Filha, está desejosa de saber como poderias dar-me mais gosto neste mundo...”  Vive este modo de vida.  “Entrarás na memória de minha vida e em todas as horas que são prescritas na minha e tua Regra:  isto quer dizer viver no meu Espírito e nas mesmas obras de minha vida”.

“- Filha, eu serei a lâmpada de tuas ações...  Este é o espírito de teu Instituto:  a viva memória e minha imitação, como se eu vivesse entre vós”.

“- A vossa vida consiste em fazer o ofício de Madalena na santa contemplação:  felizes serão aquelas Religiosas que praticarem com amorosa vigilância...  A minha memória”.

(Solilóquio Nono)

A finalidade da Ordem das Monjas Redentoristas é formar algumas almas que se proponham tomar por exemplo vivo Jesus, seu Divino Mestre.

O Mosteiro de vida contemplativa há as monjas coristas, que reza o ofício Divino, um ano de postulado, um ano de noviciado. E as monja conversa, que não reza o ofício Divino, dois anos de postulado e dois anos de noviciado.


Terminado o noviciado, a noviça emite os votos temporários por três anos.  Após este tempo emitirão os votos solenes. O noviciado começa com a vestição da postulante. A noviça recebe o nome, o hábito, o véu branco, uma coroa de espinhos, e o rosário no dia da vestição. Após este período, a noviça emite os votos temporários por três anos, emseguida emitirão os votos solenes. Na profissão, a irmã recebe uma cruz, o escapulário azul, o breviário, a aliança, o véu preto, a vela, uma coroa de flores e novamente o rosário.

“Como abraçastes a vida espiritual, morrei ao mundo, para viver inteiramente a Deus.”