segunda-feira, 30 de abril de 2012

Santidade

Serva de Deus Madre Maria Rafaela da Caridade
Ordem do Santíssimo Redentor
Mosteiro de  Santa Ágata dei Goti, Itália 
(1699-1778)

Primeira Superiora das Redentoristas em Santa Ágata dei Goti. Nasce em Nápoles, Itália a 5 março de 1699, de uma família muito honrada. Matilda de Vito entrou para o mosteiro de Scala aos 20 anos  idade após o conselho de Padre Thomas Falcoia dos  Piedosos Trabalhadores. Onde morou quase 50 anos e foi eleita várias vezes superiora.

Enquanto ela não é a fundadora da sua Ordem, ela  foi principais apoio da ordem. O Convento de Sta. Ágatha  de Goths em que ela foi chamada por Santo Afonso, que era então Ordinário do lugar, e da qual outros conventos Redentoristas viria adiante, deve a ela ao lado de sua existência, as tradições de fervor que perpetua.

Quando os edifícios do Scala, onde a cair em ruínas, foi Madre Maria Rafaela, que levantou  novo mosteiro. O edifício espiritual exigido de seus cuidados não menos a habilidade. A freira virtuosa contribuíram muito, de sua parte, ao seu estabelecimento.  Madre  Maria Rafaela era uma testemunha da angústia e os conflitos da Venerável Madre Maria Celeste Crostarosa, compartilhou sua dor e angustias e foi-se favorecido com os dons celestiais. Sua mente forte e perfeita docilidade a preservou de todo espaço nesta estrada difícil.

Santo Afonso deu testemunho mais tarde, de uma forma mais surpreendente, para a estima em que ele tinha dela. Ela colocou todos os cuidados dela em suas filhas espirituais guiando no caminho da perfeição, imitando as virtudes e os exemplos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela possuía o dom da oração em um grau muito elevado. Uma das preocupações principais da Serva de Deus estava a trabalhar para a salvação dos pecadores. Ela morreu com a idade de 79 sendo 58 anos de religiosa.

Por ocasião de sua morte, Santo Afonso, então Bispo de Santa Ágata dei Goti, para afirmar as lições que a  santa freira tinha dado a suas filhas ao longo de sua longa carreira, que lhes resta, entre outros conselhos, este que revela a sua grande alma apostólica:

"Eu instruo a vos para rezar pelos pecadores e, sobretudo, para os infiéis e os outros que vivem separados da Igreja. A freira que não rezar pelos pecadores prova, assim, o pouco amor que ela tem a Jesus Cristo, aqueles que amam o Doce Salvador desejam vê-lo amado por todo o mundo. Recomendo-vos, portanto, pecadores e as almas do Purgatório."

Qui converti fecerit peccatorem…salvabit animam ejus. [St James V,20] †
(Depois o Memorial Alphonsiano)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Esscritos

Desejo verdadeiramente ser todo Seu.
Madre Maria celeste

O que olhais?

Cristo o que olhais
com olhar indescritível 
 e com força irresistível
 atraente e cativo,

 por que, se morto estás,
 tem tão viva expressão
 que agitas minha razão
 trocando vossos olhares
 em duas pulsantes espadas 
que parte meu coração? 
Ao vê-lo, olhos piedosos,
todo meu ser se comove.