quarta-feira, 21 de novembro de 2012

As Redentoristas

Click em cima do texto para melhor compreensão do texto


domingo, 11 de novembro de 2012

Jubileu de Ouro


Irmã Maria Afonso

No dia 14 de julho de 2012, foi celebrada no mosteiro da Imaculada conceição o jubileu de ouro da irmã Maria Afonso (Redentoristina). A celebração foi presidida pelo missionário Redentorista e bispo emérito de Coari Dom Joercio, e concelebradas por diversos sacerdotes. Os animadores da celebração foram os noviços de Tietê e houve uma grande participação de fieis entre familiares, religiosos e amigos. Agradecemos ao Pai Eterno por essa vida feita "Memoria do Redentor"!

E pedimos que Ele envie mais operários para a vossa messe!

Se você jovem busca ser "Memoria viva do Redentor", entre em contato!

















 .

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Espiritualidade



O projeto espiritual de Maria Celeste é sempre a transformação em Cristo pela ação do Espírito Santo que nos faz retratos animados do Verbo. No ensinamento de Maria Celeste a centralidade da pessoa de Jesus Cristo é considerada sempre como Filho, o Verbo feito Homem. Mas a recordação constante da divindade serve para ressaltar a importância da humanidade. Em diversos momentos Maria Celeste lembrará que a “humanidade de Cristo é sempre a porta para se estar em Deus”. Jamais pode a alma se esquecer da sagrada humanidade, por mais sublime que seja o grau de união que tenha alcançado. “ Onde estão os se atrevem a dizer que a alma deve prescindir desta humanidade, esquecê-la e ignorá-la, sendo que recebeu todo o bem do Deus feito homem?” (Jardim interior, 6 de abril).

A natureza humana assumida pelo Verbo recebeu a plenitude das perfeições divinas em grau tão eminente que pode comunicá-las a todas as almas que se unem a ele pelo amor. E o verbo se revestiu da natureza humana e a natureza foi revestida das perfeições divinas. Jesus Cristo é o novo Adão o homem novo criado como verdadeira imagem de Deus não deformada pela culpa e possui a plenitude de todos os dons e virtudes da graça. Assim como Jesus é a imagem do Pai nós somos imagem de Jesus. Deus olha com complacência a alma de Jesus e “a alma de Jesus olha para Deus com a mesma complacência com que é olhada; com esta complacência de amor impetra para as alma os mesmos bens que ele tem e as veste de sua inocência, de sua justificação, de amor, porque é sua digna esposa, imaculada e pura, Jesus o comunica às almas a sua própria graça. Participamos de sua veste riquíssima de graças, de modo que, sendo Deus e homem, nosso irmão mais velho e cabeça da Igreja, nós feitos gratuitamente membros seus, recebemos no Sacramento do Batismo a mesma veste de nossa cabeça e formamos um só corpo com Jesus Cristo. Com Ele desfrutamos de todos os adornos das virtudes e graças com as quais o Espírito Santo amou e por amor deu a alma santíssima de Jesus Cristo. (Exercício de amor de Deus... 3 de fevereiro).


Para Maria Celeste, Jesus Cristo é, já o dissemos, “como um selo na mão do gravador com o qual se marcam todas as almas justas no ser da justiça. Com este selo de amor são gravadas todas as almas eleitas, e assim, com um só fazem-se muitos retratos vivos de seu único amor”. Vendo-nos em Jesus “como membros unidos à nossa cabeça, o Pai que nos ama com amor infinito que é o mesmo amor com o qual o seu Filho amado e nô-lo dá na humanidade assumida; o Homem-Deus dá ao Pai todos nós em si mesmo. Este dom lhe é tão grato e excelente que impetra para todos nós almas criadas por ele um amor infinito do próprio Deus. Assim por meio de Cristo é nos dada a graça de o mesmo Espírito Santo como esposo verdadeiro de nossas almas; por isso ama-nos como membros de nossa cabeça e, Cristo nos ver como verdadeiros filhos seus por amor por graça”. (Exercício de amor de Deus...6 de fevereiro)

O Pai nos chama, pois, pelo Cristo e no Espírito a ser hoje uma Memória viva do Cristo Redentor. (Capítulo I das Constituições).


“Viva memória do Cristo Redentor. O projeto espiritual de Maria Celeste é sempre a transformação em Cristo. Em contraste com uma mentalidade ascética, que propugna principalmente o exercício metódico para adquirir as virtudes necessárias para se chegar à perfeição, Maria Celeste insiste na ação do Espírito Santo que nos transforma em Cristo. Desse modo, a comunidade redentorista será uma viva memória do amor do Pai demonstrada em Cristo. Para atingir esta meta, os membros da comunidade deve imprimir em seu espírito a vida de Cristo e a “verdadeira semelhança de sua imitação” e “ser na terra vivos retratos animados do Filho”. Citando São João 17, 10-11, Irmã Maria Celeste propõe a característica fundamental da comunidade: Ser “uma só alma e um só coração numa perfeitíssima caridade divina, eles se amarão mutuamente num só espírito e num só amor”.

A fórmula viva memória é como um resumo das Regras e da doutrina espiritual da Irmã Maria Celeste. Viva Memória significa ser e ter viva lembrança de Cristo na comunidade, porque hoje Cristo, por meio das almas nas quais vive uma vida de amor, continua a obra de amor realizada durante sua vida terrena, quando era peregrino neste mundo. (Pe. Emílio Lage - Livro:M. Celeste Crostarosa e sua espiritualidade).

“Quanto mais nos esforçarmos por viver o amor do Cristo, mais os pensamentos e os sentimentos do Cristo encherão nosso espírito e nosso coração, e mais nos tornaremos suas imagens fiéis, e poderemos ser testemunhas autênticas de amor Daquele que é nosso princípio e nosso fim, nosso caminho e nossa Vida, nosso Pastor e nosso Mestre.

Para permanecer no amor do Senhor e para nele progredir sem cessar, esforçar-nos-emos em pautar sempre mais nossa vida pelo Evangelho. Lembrar-nos-emos também que a Eucaristia é o Sacrifício de amor e de louvor por excelência. É na Eucaristia e por ela que estaremos de modo melhor em comunhão com o Senhor e que aprenderemos a ser nós mesmas, como Ele, Eucaristias para o mundo.

“A contemplação assídua dos Mistérios de Cristo desenvolverá em nós esta nota de alegria irradiante, de natural simplicidade e de verdadeira caridade, que nós consideramos como uma característica de nossa comunidade”. (Capítulo I das Constituições).

          "- Filha, está desejosa de saber como poderias dar-me mais gosto neste mundo...”  Vive este modo de vida.  “Entrarás na memória de minha vida e em todas as horas que são prescritas na minha e tua Regra:  isto quer dizer viver no meu Espírito e nas mesmas obras de minha vida”.

          “- Filha, eu serei a lâmpada de tuas ações... Este é o espírito de teu Instituto:  a viva memória e minha imitação, como se eu vivesse entre vós”.

          “- A vossa vida consiste em fazer o ofício de Madalena na santa contemplação: felizes serão aquelas Religiosas que praticarem com amorosa vigilância... A minha memória”.

(Solilóquio Nono)

O ideal

É seguir ao Cristo que reza, continuando pela Oração e Doação a Deus a Obra do Cristo Redentor, da Salvação do mundo – Cristo Vivo no Evangelho é o fundamento de nossa vida e nosso modelo, incluindo o chamado universal a santificação, o qual todo cristão é convidado. 

A Vida

Vivemos em Mosteiro contemplativos, empenhadas na imitação de Cristo orante a interceder junto ao Pai pelo Bem e pela Salvação da Humanidade. Vivemos nossa Consagração a Deus, por Votos Solenes, em Comunidade; e por nossas Orações e Vida de União com Deus, cooperamos na Obra Missionária da Igreja, para que Deus abra os corações dos homens para a Riqueza da sua Graça.


Espiritualidade é ser Memória Viva. Aseguir texto da Venerável Maria Celeste Crostarosa.

Memória Viva


O Senhor me disse-no interior do coração:

'Quero ser o teu guia.
Quero te conduzir.
Não procure outro, mas a mim,
eu serei teu mestre.'
'Deves imitar minha vida.
Unida às obras da minha vida
realizarás tuas próprias obras.'
O projeto de vida que nos propõe
está contido na frase exclusiva
de Maria Celeste:
"Ser Memória Viva
de Jesus Cristo".

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fundação

Dia 9 de novembro de 1732 o Instituto do Santíssimo Salvador é reconhecida canonicamente como Congregação Religiosa a pedido do Papa Clemente XII passa a ser Congregação do Santíssimo Redentor, na ocasião já havia a Congregação do Santíssimo Salvador.

No dia em que a Congregação do Santíssimo Redentor irá fazer 280 anos de fundação eis algumas  fotos dos Redentoristas e das Redentoristas que tem laços fraternos e mantem ao longo dos tempos um bom dialogo e uma estima benevolente. Fotos de destaque dos Redentoristas.


São Geraldo Magela, por sua reconhecida virtude da pureza, tinha a permissão dos bispos em visitar e entrar em dois mosteiros de clausura, de Ripacandida e da Redentorista de Foggia, na imagem acima. 

Santo Afonso de Ligório e Madre Maria Celeste