terça-feira, 23 de setembro de 2014

Espiritualidade Crostarosiana




Irmã Maria Celeste Crostarosa é pouco conhecida. Entretanto, ela foi amiga de dois grandes santos venerados no mundo inteiro: Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, e do irmão redentorista, patrono das gestantes, Geraldo Magela.



A fundadora de um Instituto religioso

   Maria Celeste não queria ser chamada com o título de "fundadora". Para ela, não havia se- não um verdadeiro fundador da Ordem das Monjas do Santíssimo Redentor, como também da Congregação dos Missionários do Santíssimo Redentor. Um só: Jesus Salvador. Ela fala muitas vezes a esse respeito, sem deixar dúvidas.

O Senhor Jesus lhe disse que, nesta regra, não se deveria dar a ninguém o título de fundadora, mas que ele é quem devia ser a pedra fundamental da Ordem. As sementes evangélicas da divina palavra lhe seriam a argamassa, o coração da religiosa, o chão desse edifício, e, seu divino Pai, o construtor (M, 5).
    Maria Celeste, no entanto, trabalhou para a fundação dessa ordem de Monjas e, junto com Afonso, para a fundação da Congregação dos Missionários do Santíssimo Redentor. E trabalhou, com o Senhor, corajosa e dolorosamente, e com muita eficiência. Mas bem conciênte de que era o Senhor seu principal artesão. De sua parte, envida todos os esforços para organizar a Ordem das Monjas, com a decisiva ajuda de Afonso e o apoio de Dom Tomás Falcoia. além disso, é ela a inspiradora da fundação da Congregação dos Missionários do Santíssimo Redentor, ramo masculino desse novo Instituto, do qual o organizador será Afonso. Mas é sempre o próprio Jesus o fundador primeiro, cioso por salvar as almas mais abandonadas.
     É, pois, com essas nuances que empregamos aqui a palavra "fundadora", ao qualificar o trabalho de Maria Celeste. O Senhor a havia preparado para essa tarefa, dando-lhe oportunidade de viver primeiro como carmelita, na escola de Teresa d'Ávila; depois como Visitandina,na escola de Francisco de Sales; e, por fim, como Dominicana, em Pareti. Mas sempre, desde a primeira infância, sua vida se pautou pelo Evangelho, na escola de Jesus, que a instruía principalmente na hora da comunhão diária.

(Orar 15 dias com Maria Celeste Crostarosa)

(Próximo tema: Uma mística da Eucarístia no século XVIII, NÃO PERCAM)

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Espiritualidade Crostarosiana!




Momento de refletirmos sobre a espiritualidade de Maria Celeste, como ela faz da sua vida uma perfeita oblação ao Senhor por meio dos votos!











Oremos Com maria Celeste

No dia de sua profissão religiosa, Maria Celeste confirmou seu "Sim, agora!" ao Senhor, cantando este canto que compusera certa ocasião:

Eis a hora tão esperada
em que Deus me desposou.
Plenamente consolada,
nele, que é meu amor, repousarei.

Sim, estou muito contente,
saciouse meu desejo;
gazarei o meu Esposo
por toda a eternidade.

Aqui estarei desejando
usufruir de meu amante,
servi-lo, a ele satisfazer
e possuí-lo eternamente.

Irei, depois,
meu Bem-amado,
ver-te lá em cima, no céu;
lá, para sempre possuirei
esse Esposo que me amou.

(retirado do livro: Orar 15 dias com Maria Celeste Crostarosa)

domingo, 14 de setembro de 2014

Nascimento de Maria Celeste aos Céus



Na festa da exaltação da Santa Cruz, nossa ordem celebra a festa de nossa fundadora Maria Celeste Crostarosa. Motivo de festa por lembrar daquela que foi muito mais do que uma simples fundadora, mas sim Mãe. Mãe de nossa ordem e mãe dos missionários Redentoristas, aqueles a quem ela muito os amava.


Um pouco de espiritualidade
 

(...) No dia 14 de setembro de 1755, na festa da exaltação da Santa Cruz, nada fazia prever a proximidade de sua morte. No entanto, lá pelo meio do dia, ela sente suas forças declinarem estranhamente. Pede que chamem um padre.(...) Ela recebe então a unção dos enfermos e a eucarístia como viático, isto é, como o diz a palavra, como alimento para sua ultima viagem. Pede em seguida que o padre leia em voz alta a paixão de Jesus segundo o evangelho de João. Em silêncio, ela escuta a palavra do Crucificado: "Tudo está consumado! E inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19, 30)" Nesse momento, Maria Celeste, unida ao sacrifício pascal de seu amigo, inclina a cabeça e dá o último suspiro. era por volta das três da tarde. Uma sexta- feira.

Um misterioso perfume, um perfume de rosas, tomou conta do quarto da morta. Era como que sua assinatura: "Crosta-Rosa", rosa de fogo! Era também uma mensagem. A última: o evangelho da rosa. Esse era o  evangelho que Gandhi gostava de apresentar desta maneira: "Deixai, pois, vossa vida nos falar. A rosa absolutamente não fala, ela se contenta em espargir seu perfume. E, então, mesmo o cego, sem ver a rosa, sente seu perfume. É este todo o segredo do evangelho da rosa".
Este é também o evangelho de maria Celeste: sua vida e sua morte nos fazem ver, como por uma transparência, a vida e a morte de Jesus, a quem ela tanto amou. 
Nessa mesma hora, em Materdomini, a uma centena de quilômetros dali, seu amigo Geraldo, muito doente- ele morrerá no mês seguinte-, exclama diante do irmão Estevão Sperduto, enfermeiro que o assistia: "Meu irmão, hoje Maria Celeste Voou para o Céu, para receber a recompensa de seu grande amor por Jesus e por Maria". Um santo, Geraldo Majela, acabava de "canonizar", por assim dizer, aquela a quem, já havia anos o povo chamava "A santa priora". É por isso que,  nos dias que seguiram à sua morte, o povo de Foggia e dos arredores fazia vigília em torno de seu caixão, repetindo com tristeza: "A santa priora morreu! A santa priora morreu!"                               (Orar 15 dias com Maria Celeste)

Oremos:

Em vós (Jesus)
Deus Pai me deu vida.
Por vossa morte, ele me deu vida.
Ó morte preciosíssima, 
que me ressuscitou para a vida!
Sim, meu Amor, Verbo bem-amado de Deus,
Vós dais assim a vida àqueles a quem quereis fazer viver.
Mas Deus Pai não vos ressuscitou
antes que houvésseis padecido
vossa dolorisíma morte.
Da mesma forma, vós não realizais na alma
essa preciosa ressurreição,
se a alma não começa por morrer, ao longo 
de toda a vida,
em seus sentimentos interiores e exteriores, 
na vossa morte,
para daí ressuscitar para uma vida nova de 
Amor,
em vós, o verbo de Deus
vida de todas as coisas (exercice d' amour pour chaque jour, 4 avril).


Venerável Maria Celeste Crostarosa, rogai por nós!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

5º dia da novena

Vinde ó Deus em meu auxilio, socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao filho e ao Espírito Santo, como era no principio agora e sempre amém!



"Ele disse-lhes uma parábola sobre o fato de que eles deviam orar sempre e nunca esmorecer" (Lc 18,1 )

Maria Celeste:
Na oração ... foge para um abrigo seguro sob as asas de Deus, onde ele se esconde no ato total de devoção, sacrifício e dependência Dele ... Nele coloca todas as suas esperanças, escondendo toda a sua miséria, descansando nEle em todas as suas cruzes , Nele é feita todos os seus desejos, permanecendo Nele estão satisfeitos com cada um de sua paixão, aflição ou desprezo ... Então o coração é privado de todos os medos, pela certeza de que abunda na alma. Apenas um olhar para a alma o amor de Deus se apresenta a ele, todas as necessidades de seu vizinho, e cada desejo, que deve se reunir com ...
Reflexão sucinta:
De que fonte flui almejada por cada uma das pessoas de confiança e liberdade de coração? Para Maria Celeste é sempre uma fonte - Jesus, a nossa certeza, a nossa liberdade, a nossa sala. E, mais especificamente, todos os bens que experimentamos através de um encontro pessoal com Ele em oração.
É então que podemos realmente conhecer a Deus; não mais a nossa mente limitada, mas o coração regozija que Deus concede uma capacidade única de conhecer; superando nossas capacidades humanas, porque sendo um puro dom de Deus, mas ao mesmo tempo muito simples - intuição alguém que ama e cujo amado. Parece-nos, em seguida, a verdadeira imagem de Deus.
No final recitar a oração pela beatificação de Maria Celeste, 3 x Glória ao Pai e uma Ave-Maria.
Oração pela Beatificação
Maria Celeste Crostarosa (1696-1755) -
Fundadora da Ordem do Santíssimo Redentor
Santíssima Trindade,
Eu te amo do fundo do meu nada
e obrigado pelos dons e privilégios
concedida a tua serva
Irmã Maria Celeste.
Por favor, você logo se viu que desejam exaltar seu
também aqui na terra,
porque por sua intercessão
Peço-lhe por misericórdia,
Espero que com humildade
da misericórdia de seu pai.
Amen.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

4º dia de nossa novena em preparção para a festa da Venerável Maria Celeste



Vinde ó Deus em meu auxilio, socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao filho e ao Espírito Santo, como era no principio agora e sempre amém!



"Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos prescrevo" (João 15, 14)



Jesus a Maria Celeste:

"Enquanto você é o nosso grande Deus, dono absoluto de suas pobres criaturas, não há querido restringir a liberdade do homem, para que todos nós entendêssemos que Você não necessita de nada"(Diálogo 7)



Reflexão

Não somente fazer a vontade de Deus, mas o seu desejo com todo o coração. Dê disposição à Deus com simplicidade e prontidão. Quanto mais confiança, mas o espírito santo agirá em nós!


Oração de Beatificação


"Ó meu amado, ajuda-me a dar à tua presença divina, louvor infinito, e ação de graças que não terá fim com minha vida. Possa minha morte somente aumentar o meu louvor e ação de graças.
Com tua presença, ó Espírito do Pai e do Filho, não temos nenhuma dor neste mundo, apenas meus pecados, e te peço, purifica-os no amor.
Espírito de Deus, como és belo! Sopra em minha alma a chama do teu fogo. Dize-me, minha Alegria, o que desejas que eu faça a cada momento; desejo ser tua alegria. Dirige meu coração, desejo somente fazer a tua vontade. Para que Tu somente sejas glorificado em todas as coisas. Amém!"
No final rezar 3 Glórias ao Pai.

3º dia da Novena

oração:

"Ó Espírito Santo, Divino Amor do Pai e do Filho, que transformastes a alma da Venerável Maria Celeste Crostarosa num instrumento poderoso nas mãos do amor redentor para a salvação e santificação de inumeráveis almas, fazendo-a mensageira do apostolado de missionários devotados às almas mais abandonadas, dignai-vos também esclarecer e santificar a nossa vida pela palavra divina e concedei-nos a graça....., que, cheios de confiança, esperamos alcançar por intercessão da Venerável, e glorifica-la  aqui na terra como já a glorificastes entre os bem-aventurados no céu."

3 Glórias ao Pai....

sábado, 6 de setembro de 2014

2º Dia da Novena

Oração:

"Ó dulcíssimo Jesus, filho Eterno do Pai, que fizestes do coração da venerável Maria Celeste Crostarosa um holocausto perfeito do amor redentor, associando-a à vossa Paixão dolorosa nos opróbrios, perseguições e sofrimentos de sua vida, para elevá-la à maternidade das almas que com o seu zelo e o fogo do seu amor conquistaria para Vós, dignai-vos também fazer-nos do numero dos eleitos e concedei-nos a graça....que humildemente vos suplicamos pelos merecimentos da venerável, e glorificai-a aqui na terra como já a glorificastes entre os bem-aventurados no céu.  "

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Novena


Novena 

Em honra da venerável Maria Celeste Crostarosa



1º Dia


"Ó Deus, Pai celestial que manifestastes soberanamente na vida da venerável Maria Celeste Crostarosa, tantos prodígios de misericórdia e de bondade do amor Redentor para a salvação das almas fazendo-a cooperadora de uma norma de vida semelhante a de Vosso Divino filho, pela imitação e reprodução das divinas virtudes e dos exemplos que Jesus nos deu na sua vida sobre a terra, dignai-vos também fazer-nos participantes dos frutos e merecimentos desta vida divina, concedei-nos a graça.... que com a mais viva fé vos suplicamos por intercessão da venerável, e glorificai-a aqui na terra como já a glorificastes entre os bem-aventurados no céu."

3 gloria ao Pai...