quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Irmãos na fé

Serva de Deus Maria Crostarosa e o São Geraldo
Andarilhos a caminho da casa do Pai

Em 13 de Maio de 1733 Maria Celeste é despojada do hábito que vestia havia dois anos no Mosteiro de Scala. No dia seguinte, 14 de Maio, abandona seu Mosteiro vestindo hábito emprestado das beneditinas de Scala.

Andarilha fiel à vontade de Deus, dirige-se a Pareti, pequena aldeia de Nocera, e é recebida no Mosteiro da Anunciação com o fim de permanecer três meses.

"Compreendi que Deus me havia conduzido até ali para ajudar aquelas religiosas... e recebi ordem do bispo para assumir o cargo de superiora sem escusa nenhuma, por três anos, e realizar a reforma daquele Mosteiro."

Enquanto se ocupa da reforma do Mosteiro, recebe cartas convidando-a para fazer fundações em Perugia e também Rocapiemonte.

Atendendo as insistências do Duque de Rocapiemonte, ela segue para realizar a fundação no mês de Novembro de 1735; de reformadora converte-se em fundadora. Inicia-se, para Maria Celeste, um período de paz e fecundidade em que ela escreve suas obras.

Em seguida Maria Celeste é convidada a fundar em Foggia e parte, confiante na vontade de Deus. Quem busca a Deus na interioridade necessariamente é um andarilho. A 22 de Março de 1738 a fundação foi realizada com solenidade e participação do povo.

"Uma manhã, ouvi do Senhor sua voz em meu interior:'Vá a Foggia, quero que se faça ali a fundação de um Mosteiro'. Comecei colocando a Regra primitiva que o Senhor me havia revelado em Scala, já tendo algumas jovens se apresentado."

Nesta época, é importante lembrar a presença atuante de São Geraldo Magela, ele conduz ao Mosteiro sua sobrinha e outras jovens. Na clausura ele dirige exercícios espirituais. Geraldo e Celeste mantém uma santa e calorosa amizade, partilham experiências místicas de oração e se afervoram, crescendo no amor de Deus, de modo que não se sabe se ela o ajuda ou é ajudada por ele. Esta amizade dura até o fim de suas vidas. São Geraldo, em 16 de Outubro de 1755, em seu leito de morte, diz: "Vi Celeste, como uma pomba, subir para o céu".

Em Foggia a "Santa Priora" passa a última etapa de sua vida, aí termina seus escritos. Em 14 de Setembro de 1755, numa sexta-feira, pede que seja feita a leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, e, às quinze horas da tarde, parte, agora para a casa do Pai.

"A primeira lição que Tu me deste é a de manter o olhar continuamente fixo em teu Divino Ser." Maria Celeste é extremamente contemplativa? É apostólica? Vai mais além, sua vida é transparência radiante de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário