domingo, 20 de abril de 2014

Momento de Espiritualidade!


A espiritualidade Redentorista se sustenta no amor infinito do Redentor que se fez criança no seio da Virgem Maria, anunciou o Reino de Deus aos pobres, doou-se totalmente na cruz e, ressuscitado, está vivo na Eucaristia. O Salmo 129 expressa a alegria do salmista ao reconhecer que “No Senhor a redenção é abundante”. Santo Afonso Maria de Ligório assume o anúncio dacopiosa redenção como fundamento da vida missionária Redentorista. Olhando o Cristo que traz vida nova aos mais abandonados (Cf. Lc 4, 18ss), Afonso e seus companheiros assumem uma missão pascal de renovar o mundo por meio do amor misericordioso de Jesus.
Conduzidos pela Espiritualidade Redentorista, compreendemos que o Mistério Pascal de Cristo implica também nossa participação ao Mistério. Essa participação é mística, isto é, realizada em símbolos materiais e acontecida em nós pela fé. Deste modo, como estivemos unidos a Cristo a uma morte semelhante à sua, somos uma só coisa com Ele na Ressurreição (Rm 6,5). “Se morremos com Cristo, temos fé de que também viveremos com Ele” (Rm 6,8).
Homem sempre atento à escuta da Palavra de Deus, Afonso assumiu a Vida Nova do Cristo Ressuscitado não somente como dom, mas também como tarefa pessoal e comunitária. É preciso, a cada dia, renovar a opção fundamental por aquele que nos doou totalmente sua vida por nós e, a partir daí, ser missionário e anunciar essa vida que Cristo continua a nos oferecer.
A Constituição Redentorista nº7 diz: “Testemunhas do Evangelho da graça de Deus (cf. At 20,24), os Redentoristas proclamam, antes de tudo, a sublime vocação do homem e do gênero humano. Sabem que todos os homens são pecadores, mas sabem igualmente que esses mesmos homens já foram de um modo mais profundo escolhidos, salvos e reunidos em Cristo (cf. Rm 8,29ss.).
Cabe a todos nós, que vivemos a Espiritualidade Redentorista, assumirmos a missão pascal que brota do Cristo Ressuscitado presente na Eucaristia. Afonso foi missionário da Eucaristia e levou-nos todos a acolhermos esse Deus que se faz pão para nos alimentar. Foi no pão da Eucaristia que Afonso contemplou o Cristo Ressuscitado e nele encontrava a verdadeira fonte de Vida.
Nesta Páscoa, reconheçamos nossa sublime vocação à vida Plena que vence a morte e triunfa na Ressurreição com Cristo. Nosso coração é um sacrário vivo a levar o Redentor a todas as pessoas em atitude missionária.   

Padre Anisio Tavares
Padre Anísio Tavares, C.Ss.R.
Missionário Redentorista



Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário