Recordação Afonsiana
Em 31 de julho, véspera de sua bendita morte, nosso Santo Padre Afonso se manteve lucido durante todo aquele dia sem em nenhum momento perder a consciência. Os sentidos exteriores comumente enfraqueciam, mas o espírito estava pronto para partir para a Eternidade. Isso foi o suficiente para mostrarem a estampa da Virgem Maria e conseguirem fazê-lo abrir os olhos e movimentar os lábios.
Repetia continuamente a Maria, essa belíssima jaculatória:
"Ó minha rainha, perdoa a minha audácia: antes de dar o último suspiro, venha consolar-me com vossa presença...Ó Maria, espero que vós, não me recuses esse consolo."
Surpreendentemente, a Santíssima Virgem ouviu o desejo do vosso devoto servo. Um dia antes de sua morte, nosso santo Fundador de repente abriu os olhos e fixou intensamente o olhar na imagem da Santíssima Virgem.
Ele parecia fora de si
Essa alegria durou quase um quarto de hora e as testemunhas dessa cena acreditavam que naquele momento a Virgem Maria lhe aparecera visivelmente para convidá-lo para o Paraíso.
Essa visão ocorreu uma segunda vez, depois uma terceira vez, quando ele recebeu a imagem de Nossa Senhora da Esperança, cujo desenho ele próprio havia feito e abaixo, lemos as seguintes palavras: Spes nostra, salve.
Santo Afonso então entrou em êxtase, seu rosto se iluminou de maneira extraordinária e seus lábios pálidos ficaram roxo e um sorriso de alegria inefável transformou seu rosto. À essa vista, sentimentos de admiração, alegria, emoção piedosa e terna encheram os corações de todos os presentes.
A IMAGEM MILAGRADA
DE NOSSA SENHORA "SPES NOSTRA SALVE"
Diante dessa imagem, S. Alfonso deu seu último suspiro, depois de ser favorecido pela visão da Virgem..
Aqui está o escrito encontrado nesta imagem:
"Diante desta imagem sagrada da Santíssima Virgem, o ilustre Lorde Do Afonso de Ligório, fundador e Reitor-Mor da Congregação do Santíssimo Redentor, fez sua alma bendita ir ao encontro do Senhor. - Toda a comunidade de Pagani, os reitores das casas do Reino, os estudantes de Ciorani estavam presentes e ajoelhados. Ele tinha 90 anos, 10 meses e 5 dias. - 1º de agosto de 1787 às 16h40 da quarta-feira ».
- Abaixo desta imagem está a tábua que o Reverendo Superior e o Padre Afonso usaram para assinar as cartas nos últimos anos de sua vida.
- Palavras escritas por P. Lorenzo Negri, Reitor de Caposele, testemunha dos últimos momentos de S. Alfonso.
(cf. Analecta C. SS. R. Ano 1929. p. 166.; Revista Sagrada Família. Ano 1900. p. 358.)
Foto = A imagem da Madona que atraiu Santo Afonso em profundo êxtase: é querida por todos os Redentoristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário