O hábito das Redentoristas é cheio de simbolismo.
A Túnica, vermelho-escuro, para significar a infinita Caridade de Deus para com o gênero humano. O cinto, do mesmo pano e da mesma cor da túnica, é para significar a união de Cristo com os fiéis e com a Igreja sua Esposa. Serve também de símbolo o amor, da estreita união das Irmãs no Coração de Jesus
O manto azul-celeste contém três significações:
1ª - Que Jesus tomou sobre Si todo trabalho, opróbrio, mortificação e amarguras do sofrer mais acerbo, para nos dar o exemplo.
2ª - Para lembrar que a vida da Redentorista deve ser toda celeste, de pensamentos elevados da Terra e colocados no Céu, é para comemorar o desejo que Jesus cristo teve de sofrer na Cruz pela salvação das almas.
3ª - Para mostrar que Jesus Cristo com seus trabalhos e Cruz uniu o Céu à Terra, e o homem terrestre tornou-se cidadão celeste.
O véu branco é um sinal da pureza e candura que devem ornar sua mente e seu coração pela reta intenção e do amor e zelo com que devem guardar-se para corresponder ao divino e puro amor de Jesus Cristo. O véu preto é um sinal da morte de Jesus e como um luto perpétuo da fidelidade inviolável ao amor de Jesus Cristo e que devem ser totalmente desconhecidas e mortas para o mundo. A coroa de espinhos que recebem na Vestição é um sinal que são Esposas do Rei das Dores. O sapato branco é para recordar que Jesus nada tomou do mundo, e que, também elas não terão apego às coisas da terra. A Imagem de Jesus Cristo presa ao escapulário é para mostrar a todos que Jesus vive em seu coração e este sinal de amor lhes servirá para serem reconhecidas no Reino do Pai Celeste. O Rosário que trazem na cintura com os sinais da Paixão e Morte de Cristo é em memória do que Jesus sofreu pela salvação dos homens, e para que este sinal seja como uma armadura de defesa contra o mundo, o demônio e a carne. O escapulário azul igual ao manto é o sinal da consagração a Nossa Senhora.
Muito significativo,a discrição do habito das monjas Redentoristas.
ResponderExcluirTem muito sentido espiritual.
O habito não faz o manje, mais o distingue.