segunda-feira, 27 de maio de 2013

Promoção Vocacional


No último dia 25 de abril, em Roma, o Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, padre Michael Brehl, anunciou um Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista. O lançamento será feito durante a Jornada Afonsiana, em Aparecida (SP) no dia 22 de julho próximo. A abertura oficial será na Igreja Santo Afonso, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 1º de agosto de 2013, e o encerramento no aniversário de fundação da Congregação, no dia 9 de novembro de 2014.

De acordo com o comunicado enviado pelo Superior, o objetivo desta celebração é fortalecer a promoção da vocação missionária redentorista, como padre, irmão, irmã ou leigosa, além de incentivar cada unidade da congregação a “descobrir passos concretos que se possam dar para desenvolver sua pastoral vocacional”. Também é desejo do Governo Geral que “cada comunidade deve encontrar ]maneiras específicas para celebrar a Vocação Missionária Redentorista”.

A seguir, a íntegra da carta:

Roma, 25 de abril de 2013

000 096/2013

Festa de São Marcos, Evangelista

Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista
─  Festa de Santo Afonso, 1º de Agosto de 2013 ─ 
─ Data da Fundação da Congregação, 9 de novembro de 2014 ─

Prezados Confrades, Irmãs e Associados, “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16,15). Com essas palavras, do Evangelho da festa de hoje, Jesus Ressuscitado envia seus discípulos para continuar a missão que lhe fora confiada pelo Pai. Jesus continua hoje a chamar homens e mulheres, e a enviá-los como enviou os primeiros discípulos.

Sabemos que “o vigor da Congregação no desempenho de sua missão apostólica depende do número e da qualidade dos candidatos que desejam associar-se à comunidade redentorista” (Const. 79). Esses candidatos devem ser moldados e formados pela visão missionária da Congregação. “Principalmente deverá saber que é membro e participa voluntariamente da missão de uma Congregação internacional, que leva muito a sério o desafio de estar atenta aos sinais dos tempos e de adotar decisões apostólicas vitais que sempre dêem resposta de modo novo a nossa vocação missionária” (“Decisões do XXIV Capítulo Geral, 6.17).

As Visitas Canônicas do Governo Geral têm dado destaque aos desafios e dificuldades atuais apresentados pelo ministério vocacional e de promoção. Em cada Conferência percebemos que as Unidades devem focar sua atenção nessa dimensão essencial de nossa Missão, e determinar passos concretos e ações para a atuação desse importante ministério.

Em março de 2013 o Secretariado Geral de Formação propôs formalmente ao Governo Geral a criação de um ano dedicado à promoção de nossa vocação missionária. O mesmo secretariado propôs ainda que o início desse ano coincidisse com a Jornada Internacional da Juventude no Rio de Janeiro (23 a 28 de julho de 2013). O Governo Geral acatou a proposta e declarou que toda a Congregação celebrará o “Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista”, iniciando com a festa de Sto. Afonso, 1º de agosto de 2013, e indo até a Data de Fundação da Congregação, 9 de novembro de 2014. A proclamação desse ano será feita no Dia Afonsiano, em Aparecida, em 22 de julho de 2013.  O início oficial será celebrado em 1° de agosto de 2013, na Igreja de Santo Afonso, no Rio de Janeiro.

Escrevo-lhes para convidar cada Província, Vice-Província, Região, Missão e Comunidade da Congregação a começar a pensar como celebrar esse ano. Recomendo que comecemos com a promoção de nossa Missão. Somos Missionários Redentoristas: padres, irmãos, irmãs e leigos, homens e mulheres, enviados a pregar o Evangelho sempre de novo. Acima de tudo somos enviados para os abandonados e os pobres. Em segundo lugar, cada Unidade deveria descobrir passos concretos que se possam dar para desenvolver sua pastoral vocacional. Isso inclui a promoção de nossa vocação missionária, bem como o acompanhamento dos candidatos. Em terceiro lugar, cada comunidade deve encontrar maneiras específicas para celebrar a Vocação Missionária Redentorista.

Durante esse “Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista”, o Governo Geral enviará outras reflexões para ajudar-nos a atingir os objetivos dessa celebração. Pedi ao Secretariado Geral de Formação que ofereça subsídios para ajudar nossa reflexão comunitária. Convido também cada Unidade a partilhar com toda a Congregação as iniciativas que pretende promover, assim que nos possamos apoiar e também aprender uns com os outros.

“O próprio Espírito de Cristo suscita missionários na Igreja. Às mais das vezes serve-se de contatos e relacionamentos, que se estabelecem entre as pessoas, para levar o convite de Cristo a seus apóstolos” (Const. 80). Que o Espírito Santo guie nossos esforços e iniciativas. Confiamos esse ano especial aos cuidados de Maria, nossa Mãe do Perpétuo Socorro. Seu “sim” a Deus continua a ressoar no coração de todos os Missionários Redentoristas. Sto. Afonso via em Maria a missionária por excelência, que nos acompanha em todos os nossos ministérios.

Que Sto. Afonso, nossos Santos e Beatos,  e Missionários Redentoristas de todos os tempos nos acompanhem e inspirem a viver nossa vocação missionária e a pregar o Evangelho sempre de novo.

Seu irmão no Redentor,
Michael Brehl, C.Ss.R.
Superior Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário