quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Série: Orar 15 Dias com Maria Celeste

Apresentamos a meditação do segundo dia da espiritualidade Crostarosiana, nesse dia observaremos um pouco sobre o seu Sol Divino. #Acesse, #compartilhe e #divulgue!



Contemplar meu Sol Divino...


Como poderia eu contemplar meu sol divino, que em ti se encerra, sem primeiro admirar o esplendor do cristalino invólucro através do qual nos é o lugar onde o Pai o colocou para o mundo (S, p. 24, Neuvième Dialogue).
Maria Celeste viveu em Nápoles. Ela admirou o sol de Nápoles, que tudo transforma em ouro. Sua comparação de Cristo com o Sol ajuda-a a expressar o que sente durante a oração, sobretudo na hora da comunhão. Em outras palavras, a criação, ou, mais exatamente, Deus presente na criação, que ela admira, ajuda-a a descobrir o verdadeiro rosto de Deus. Esse Deus Pai que é amor, que não é senão amor, e que, por seu filho Jesus, Deus feito homem, nos comunica o Espírito Santo, para possibilitar que participemos de sua vida divina. Essa intuição mística o próprio Senhor a havia chamado a experimentar desde a infância, como a ajuda da seguinte imagem:

Meu coração por tantos favores, sobretudo este de me ver não só em tua companhia, mas de te sentir vivo morando no íntimo de meu ser (ES, dixième jour).

Durante toda a vida, Maria Celeste contemplará maravilhada a luz do mundo, seu Sol que na hora da comunhão, está dentro de seu coração:

Ah! Meu senhor, eu contemplo teu corpo sagrado e glorificado! Ele é mil vezes mais belo que um sol de puríssimo cristal. Como poderia eu chegar à comparação dessa pureza?  Faze-a tu, que podes, pois eu não poderia jamais, malgrado todos os meus esforços (NN, Troisième jour).



E nós, hoje?

Para bem rezar, como Maria Celeste, é preciso gastar tempo em admirar. Admirar Deus, admirar sua obra, admirar seu amor. Muitas vezes, corremos o risco, como certos jornalistas da imprensa, do rádio ou da televisão, de fixar o olhar só sobre aquilo que está em nós e ao nosso redor, esquecendo de ver o melhor.
Compreendemos que o Senhor projeta sobre nossa vida e sobre a vida do mundo uma luz a nehuma outra comparável? Ele nos chama a ver como ele, isto é, a ver primeiro o que há de belo e de melhor no mundo, o que há de belo e de melhor em cada um de nós. Então?




Oremos com Maria Celeste

Ó meu soberano Rei (Jesus),
Deixa-me, para minha consolação, dizer-te
Qualquer coisa
Daquilo que tu és.
Eu te vejo como o Sol eterno,
Vestido por teu Pai, o artista supremo e infinitamente sábio,
Que, desejando iluminar o mundo em suas trevas,
Fez para a tua divindade
Uma veste de luminoso e transparente cristal:
Tua santa humanidade,
Através da qual deviam revelar-se os esplendores divinos,
As riquezas e os tesouros infinitos,
Seu Verbo.
O Pai colocou no mundo esse Sol assim revestido para que a luz
De todos os homens,
Como diz o evangelista São João.
Por isso, como no céu, tu és a Luz da eterna glória,
Assim resplandeças na terra
Como o Sol de justiça, entre os homens pecadores,
Para livrá-los das trevas do pecado,
E, entre os justos,
Para ser o amante que atrai seus corações...
(L, Solilóquio Diálogo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário