sexta-feira, 31 de julho de 2020

31 de julho de 1787



Recordação Afonsiana

A Virgem Maria aparece em visão a Santo Afonso no dia anterior à sua morte

Em 31 de julho, véspera de sua bendita morte, nosso Santo Padre Afonso se manteve lucido durante todo aquele dia sem em nenhum momento perder a consciência. Os sentidos exteriores comumente enfraqueciam, mas o espírito estava pronto para partir para a Eternidade. Isso foi o suficiente para mostrarem a estampa da Virgem Maria e conseguirem fazê-lo abrir os olhos e movimentar os lábios.
Repetia continuamente a Maria, essa belíssima jaculatória:


"Ó minha rainha, perdoa a minha audácia: antes de dar o último suspiro, venha consolar-me com vossa presença...Ó Maria, espero que vós, não me recuses esse consolo."


Surpreendentemente, a Santíssima Virgem ouviu o desejo do vosso devoto servo. Um dia antes de sua morte, nosso santo Fundador de repente abriu os olhos e fixou intensamente o olhar na imagem da Santíssima Virgem.

Ele parecia fora de si
Essa alegria durou quase um quarto de hora e as testemunhas dessa cena acreditavam que naquele momento a Virgem Maria lhe aparecera visivelmente para convidá-lo para o Paraíso.
Essa visão ocorreu uma segunda vez, depois uma terceira vez, quando ele recebeu a imagem de Nossa Senhora da Esperança, cujo desenho ele próprio havia feito e abaixo, lemos as seguintes palavras: Spes nostra, salve.

Santo Afonso então entrou em êxtase, seu rosto se iluminou de maneira extraordinária e seus lábios pálidos  ficaram roxo e um sorriso de alegria inefável transformou seu rosto. À essa vista, sentimentos de admiração, alegria, emoção piedosa e terna encheram os corações de todos os presentes.




A IMAGEM MILAGRADA
DE NOSSA SENHORA "SPES NOSTRA SALVE"

Diante dessa imagem, S. Alfonso deu seu último suspiro, depois de ser favorecido pela visão da Virgem..
Aqui está o escrito encontrado nesta imagem:

"Diante desta imagem sagrada da Santíssima Virgem, o ilustre Lorde Do Afonso de Ligório, fundador e Reitor-Mor da Congregação do Santíssimo Redentor, fez sua alma bendita ir ao encontro do Senhor. - Toda a comunidade de Pagani, os reitores das casas do Reino, os estudantes de Ciorani estavam presentes e ajoelhados. Ele tinha 90 anos, 10 meses e 5 dias. - 1º de agosto de 1787 às 16h40 da quarta-feira ».

- Abaixo desta imagem está a tábua que o Reverendo Superior e o Padre Afonso usaram para assinar as cartas nos últimos anos de sua vida.
- Palavras escritas por P. Lorenzo Negri, Reitor de Caposele, testemunha dos últimos momentos de S. Alfonso.
(cf. Analecta C. SS. R. Ano 1929. p. 166.; Revista Sagrada Família. Ano 1900. p. 358.)


Foto = A imagem da Madona que atraiu Santo Afonso em profundo êxtase: é querida por todos os Redentoristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário