sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Chegada ao Brasil das fundadoras

 


No dia 14 de junho de 1921 desembargou o grupo das fundadoras no Rio de Janeiro. Estava constituído assim: Superiora a Madre Maria Clemente, natural de Leija e professa em Lovaina; Vigária, irmã Maria Francisca natural de Tournai e que esteve por onze anos em Scala, colaborando com grande dedicação a reconstrução do próto-mosteiro.  As duas religiosas brasileiras: Irmã Maria Teresa do Menino Jesus e a irmã Maria Luiza do Sagrado coração de Jesus. A pequena comunidade se instalou provisoriamente na cidade de Vassouras-Rj. A primeira candidata ao postulantado brasileiro foi Teresa Paletta Cerqueira (irmã Maria José), de Juiz de fora. Ainda em Vassouras, ingressaram duas jovens cariocas: Djanira Pinto (irmã Maria Afonso) e Edith Mendes Pereira (irmã Maria Geraldo).

Permaneceram apenas três anos nessa casa provisória. Diante da impossibilidade de construir um mosteiro definitivo, a comunidade se transladou para Itu, no estado de são Paulo.

Tendo ido para esta cidade o padre João Batista Smits, para o serviço da “liga católica de Jesus, maria e José”, foi informado pelos padres carmelitas de que ali existia uma fazenda a venda e que serviria bem para as adaptações necessárias a um mosteiro. A proprietária, uma viúva piedosa e rica, cedeu a casa por um preço razoável e facilitou o pagamento. Tudo ajeitado, a comunidade se transladou para Itu em fevereiro de 1924. A primeira postulante que entrou no novo mosteiro foi uma jovem gaúcha que residia no Rio de Janeiro, Antônia Lima (irmã Josefina). A comunidade contava com nove membros, foram aparecendo novas vocações, cariocas, campistas (campos-RJ), mineiras, paulistas e paranaenses.

A comunidade crescia... venho a segunda guerra mundial e a comunidade sofreu a falta de vocações pelo período de dez anos (1941-1951). De novo voltou a florescer e em 1952 levou a cabo a fundação do mosteiro Imaculado coração de Maria em Belo Horizonte. Mais tarde, em 1988 Itu enviou quatro monjas para fundação da colômbia.  

Ao longo desses 75 anos de fundação viveram no mosteiro 54 irmãs professas.

5 fundadoras, professas na Bélgica

47 professas em Itu

2 professas em Belo Horizonte- totalizando 54 irmãs

Atualmente

13 professas em Itu

2 professas em Belo Horizonte

4 professas  em Buga Colômbia

1 professa em Wittem, Holanda

9 -saídas

25- falecidas-  total de 54

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário